top of page

To hear the knocking on the wood beam

2020

Na primeira semana da minha estadia no apartamento de Praga ouvi o bater na madeira. Encostado à viga e por breves momentos, o meu ouvido conseguiu escutar aquele som proveniente do objeto de madeira. Estranho e suave. Do fantástico e agradável… De onde vinha aquele som? Qual o seu significado? Bater na madeira faz-se para evitar os maus agouros e maus presságios… Foi reconfortante. Sabia, desde aí, que ia ficar tudo bem.
(notas para a escrita sobre a ação)


To hear the knocking on the wood beam tem como motivo um fenómeno originário da primeira semana do artista na cidade de Praga. Num espaço comum, onde o performer reside, a figura procede em escutar uma viga de madeira na tentativa de recriar o evento que testemunhou naquele espaço: o ouvir novamente o bater na madeira. Nada se sabe sobre esta ocorrência, apenas que esta foi escutada naquela viga pelo autor por um breve e fugaz momento.
Associada a superstições do dia a dia, bater na madeira é uma ação costumária de tentar espantar os maus agouros, um gesto apotropaico. O gesto joga também com o uso da palavra, onde esse bater é geralmente realizado pela pessoa que acabou de dizer o respetivo agouro, como se tratasse de uma tentativa de barrar as suas palavras, de uma esperança
de que estas não profetizam o futuro, construindo uma barreira aos males ditados, de evitar tentar o destino. Mas o fenómeno é indicativo de outras questões do que a apenas função apotropaica associada ao elemento da madeira. Trata-se de um objeto que se associa a essas questões, mas também não se pode ignorar o facto de este ser uma viga, uma coluna: o que geralmente tem a função de suporte, um alicerce, algo que reforça a estrutura do lugar, da casa e lar. É de facto sintomático o som ser proveniente do objeto que tem a função de sustentar e suportar a casa, como se um espaço para a metáfora, o simbólico e o quotidiano se diluísse. Como se a própria casa adquirisse presença, uma postura perante o desconhecido.

Sem Título-5.jpg

To hear the knocking on the wood beam
Frames da documentação de vídeo do ato performativo
Apartamento situado no Distrito 7, Praga, República Checa,18 de janeiro de 2020
(4:3, 3’03’’, cor, c/som, loop)

Captura de Ecrã (383).png
bottom of page